sexta-feira, 22 de maio de 2009
segunda-feira, 18 de maio de 2009
CINE ADAPT CAFÉ: RUBEM FONSECA - debate
Para assistir em melhor resolução clique aqui
CINE ADAPT CAFE: RUBEM FONSECA - consideraçoes e registros
Agradecemos a todos os que compareceram e também aos que, mesmo nao podendo estar presentes, nos ajudaram na divulgação!
Na programaçao estavam a exibição dos filmes "A arte de andar pelas ruas do Rio de Janeiro". de Ciça Bertoche e Bel Levy e o longa "Bufo & Spallanzani", de Flávio Tambellini; leituras dramáticas de contos do Rubem Fonseca e o já tradicional debate.
Desta vez, contamos com a participaçao do diretor Flávio Tambellini, da atriz Clarisse Zarvos e do professor Adalberto Muller (UFF), que contribuiram com um interessante debate sobre o universo da literatura de Rubem Fonseca e suas relações com o gênero noir. Dentre as questões abordadas a mais recorrente foi o padrão estilistico, caracterizado como cinema noir, que a quase totalidade das obras adaptadas do escritor apresentam nas telas.
Seguem as fotos e, em breve, postaremos trechos do debate em vídeo.
Debate: Flávio Tambellini (diretor/produtor), Adalberto Muller (UFF) e Clarisse Zarvos (atriz)
Exibiçao de "Bufo e Spallanzani", de Flávio Tambellini
Público
Debate
sexta-feira, 15 de maio de 2009
CINE ADAPT CAFÉ: RUBEM FONSECA - Convidados
Para conversar sobre as adaptaçoes de Rubem para o cinema, estarão presentes:
Flávio Tambellini
Depois de já ter exercido diversas funções na área de produção, como produtor, diretor de produção ou produtor executivo, estreou na direção de longas-metragens com Bufo & Spallanzani (2000), uma adaptação de Rubem Fonseca.
Suas produções mais recentes são os documentários Janela da Alma (2001), Pro dia nascer feliz (2006), O homem do ano (2003), Cazuza – o tempo não pára (2004), O diabo a quatro, e Mutum. Em 2007, finalizou Os desafinados e Trilogia da Barra. Seus próximos projetos são 20 Homens num só e uma mulher de 20, A falta que nos move, e Sorria, você está na barra!.
Célia Pedrosa
professora de Literatura Brasileira e Literatura Comparada na UFF, onde coordena grupo de pesquisa sobre poesia, contemporaneidade e visualidade. Já publicou também trabalhos sobre a narrativa de Rubem Fonseca e sobre a historiografia de Antonio Candido.
Clarisse Zarvos
Cursando Artes Cênicas na UNIRIO, Clarisse já foi indicada ao Prêmio de Atriz Revelação do XIV Festial de Teatro do Rio pela peça Depoimento às Terras do Brasil, de Orlando Arocha (Venezuela). Participou de diversas peças e também atuou no seriado de TV, Malhação, em 2004.
diretoras do curta "A arte de andar pelas ruas do Rio de Janeiro"
segunda-feira, 11 de maio de 2009
CINE ADAPT CAFÉ: RUBEM FONSECA - Programação
Mas os curtas continuam tendo seu espaço cativo no Cine Adapt. Neste especial Rubem Fonseca, convidamos Ciça Bertoche e Bel Levy a exibirem "A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro".
Quer saber mais sobre os filmes? Seguem as sinopses:
A ARTE DE ANDAR NAS RUAS DO RIO DE JANEIRO
Releitura do conto "A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro", de Rubem Fonseca. Augusto, o andarilho, vaga pelas ruas do centro da cidade com o objetivo de reinterpretá-lo através de elementos sempre presentes, mas muitas vezes esquecidos: miséria, lixo, prostituição.
Direção: Cecília Bertoche e Isabel Levy. Roteiro: Cecília Bertoche, Isabel Levy e Julia Gutnik. Produção: Cecília Bertoche. Câmera: Bruno Delecave e Cecília Bertoche. Som: Thiago D'Angelo. Edição: Isabel Levy. Arte: Julia Gutnik. Música Original: Thiago D'Angelo. Elenco: Bruno Delecave e Carolina Ascoli.
BUFO & SPALLANZANI
Ivan Canabrava (José Mayer) é um detetive da Companhia Panamericana de Seguros que está investigando o caso de um fazendeiro, que morreu pouco após fazer um seguro de um milhão de dólares. Desconfiado de que a empresa onde trabalha esteja sendo vítima de uma fraude, Ivan passa a investigar a viúva e descobre, no apartamento do casal, um sapo morto e uma planta exótica. Pesquisando sobre o assunto com a ajuda do cientista Ceresso (Juca de Oliveira) e a jovem Minolta (Isabel Guerón), Ivan passa então a se envolver cada vez mais com suas investigações, o que desagrada seu chefe (Gracindo Junior).
sexta-feira, 8 de maio de 2009
CINE ADAPT CAFÉ: RUBEM FONSECA
No próximo sábado, 16 de Maio, teremos um fim de tarde dedicado ao escritor Rubem Fonseca.
E pela primeira vez o cineclube exibe um longa: Bufo e Spallanzani, de Flávio Tambellini, será nossa atraçao principal, seguido do debate com o diretor e convidados.
Atençao! O Cine Adapt Café tem um novo horário: 17h! no Espaço Telezoom
quinta-feira, 7 de maio de 2009
CINE ADAPT CAFÉ: Luís Fernando Veríssimo
adaptados da obra do escritor gaúcho, que dialogaram com leituras de seus textos e esquetes cômicas, conduzidas pelo ator e diretor teatral Vinicius Cristovao.
A sessão foi seguida de um animado debate que contou também com a presença do
diretor de cinema/documentarista Fabiano Maciel e do Professor Adalberto Muller
(UFF).