sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Palavras e imagens no reino da adaptação

Do experimental ao narrativo, da poesia à prosa, da literatura ao cinema - com essa proposta, o Cineadapt: Cineclube de Cinema Adaptado realiza a sua sessão inaugural, no dia 12 de março, às 20hs, no Espaço Telezoom. Queremos oferecer uma visão inicial da relação entre cinema e literatura, instigando os espectadores a refletir sobre o que impulsiona a adaptação de uma obra literária. Para isso, escolhemos cinco curtas-metragens (com estéticas bem diferentes), que nos ajudam a pensar nas várias maneiras do cinema se apropriar da literatura, seja adaptando a trama, as cenas e os personagens de uma história literária, seja buscando o espírito de uma obra para, a partir dele, construir um filme novo. Com isso, esperamos estimular o público a ver os filmes e ler os livros, a fim de potencializar o olhar para o que é específico da literatura e do cinema, e para o que é comum a ambos.
Motivado então pelo desejo de pensar comparativamente o cinema e a literatura, o Cineadapt vai exibir filmes que trazem em si essa tensão entre a palavra e a imagem - como está clara na vídeo-arte Cinco poemas concretos (2007, dir. Christian Caselli), que se apropria de textos clássicos da poesia concreta, num jogo bastante criativo de som e movimento. Ainda no universo da poesia, temos Olhos pasmados (2000, dir. Jurandir Muller e Kiko Goifman), um documentário estilizado a partir de versos do poeta francês Arthur Rimbaud (que, segundo Vinícius de Morais, era o maior de todos). E com uma linguagem mais experimental, que mescla a intimidade do vídeo caseiro e a espontaneidade da poesia, o curta Meu nome é Paulo Leminski (2004, dir. Cezar Migliorin) mostra como os versos do poeta paranaense podem soar na voz de uma criança.
Para o lado da prosa, recorremos a dois dos mais importantes escritores em língua portuguesa, que aparecem em adaptações muito criativas de seus textos: Machado de Assis, o grande mestre de nossa literatura, surge em Um homem sério (1996, dir. Dainara Toffli e Diego Godoy), adaptação do conto "Um homem célebre". Um dos autores mais adaptados de nosso cinema (há filmes de suas obras no Cinema Novo, no Cinema Marginal, nos anos da Embrafilme e na Retomada), Machado de Assis possui tramas envolventes, personagens marcantes e histórias muito bem contadas, que permanecem vivas no texto e, por isso, são fontes riquíssimas para as telas. Além de Machado, teremos Clarice Lispector, no curta Macabéia (2000, dir. Erly Vieira Jr., Lizandro Nunes e Virgínia Jorge), a partir do romance "A hora da estrela". Embora já tenha sido adaptado para as telonas (no filme homânimo de Suzana Amaral, de 1985), o romance de Clarice permanece uma obra muita intensa, com seu narrador enigmático e sua protagonista ingênua e esperançosa - o que torna o texto sempre estimulante para outras e outras adaptações.
Com esse cardápio de filmes especialmente escolhido para a primeira sessão, o Cineadapt espera proporcionar uma ótima exibição, com um bate-papo agradável e produtivo para todos os interessados e que, no mês seguinte, possamos novamente assistir bons filmes, adaptados de bons livros e com o desejo de vivenciar o cinema e a literatura, um pelo outro, indefinidamente.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Filmes Confirmados!

A primeira ediçao do Cine Adapt acontece em 12 de março de 2009, a partir das 19h, no Espaço Telezoom.

Para esta sessão de estréia, nossa curadoria buscou curtas dos mais variados genêros - ficção, experimentais, video-arte e até documentários -, sempre inspirados em obras literárias (Marcel, nosso querido curador, explicaê!).

Dentre as participações já confirmadas estão:

Meu nome é Paulo Leminski (2004, dir. Cezar Migliorin, experimental)
05 min.
Em torno de poemas de Paulo Leminski

Olhos Pasmados (2000, dir. Jurandir Muller e Kiko Goifman, documentário)
10 min.
A partir de versos de Arthur Rimbaud

Cinco poemas concretos (2007, dir. Christian Caselli, video-arte)
06min e 40 seg.
A partir de poemas de José Lino Grunewald, Ronald Azeredo Augusto de Campos E.M. de Melo e Castro Décio Pignatari

Um homem sério (1996, dir. Dainara Toffli e Diego Godoy)
20 min.
Do conto “Um homem célebre”, de Machado de Assis
*Com o apoio da Casa de Cinema de Porto Alegre

Macabéia (2000, dir. Erly Vieira Jr., Lizandro Nunes e Virgínia Jorge)
20 min.
Do romance “A hora da estrela”, de Clarice Lispector


Em breve outras informações, fotos e as fichas técnicas dos filmes.

O Espaço

Localizado na rua Dias Ferreira, uma das mais charmosas do Leblon, o Espaço Telezoom foi inaugurado para ser um local de intensa movimentação de idéias e experiências.

Sua programação é integralmente dedicada a atividades culturais contando com cursos, sextas culturais e exposições. Por sua proposta de agregar conforto, charme e cultura, o Espaço Telezoom foi escolhido para sediar as edições do Cine Adapt.

Os espaços aconchegantes facilitam a aproximação entre os convidados e os debates. E fiquem atentos, porque a lotação máxima é de 50 pessoas. Para reservas de convites, mandem um email pra gente: cine.adapt@gmail.com


Evento realizado no Espaço Telezoom

Apresentando!

Para quem está chegando agora, o Cine Adapt - Cineclube de Cinema Adaptado é um espaço mensal dedicado exclusivamente a exibir e discutir produções audiovisuais baseadas em adaptações literárias ou teatrais.

Nosso objetivo é possibilitar o diálogo entre o cinema e as diversas manifestações artísticas. Acreditamos que este fórum de discussões possa ser, além de uma plataforma de exibição, um ponto de encontro para públicos de cinema, teatro, literatura e artes plásticas,
interessados em arte e cultura.

A presença diversificada de roteiristas, diretores de cinema e teatro, artistas plásticos, escritores e estudantes, cria um ambiente heterogêneo, porém com interesses em comum - favorecendo a idealização de novos projetos.

O Espaço Telezoom, nossa sede, estará aberto a partir das 19h, com o bar funcionando. Por isso podem chegar, se acomodar e pedir uma bebida: a sessão começa as 20h.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Confirmado!

A 1a. edição do Cine Adapt - Cineclube de Cinema Adaptado já está marcada.

O quê: exibição de filmes, leituras dramáticas e debates, seguidos de festinha de confraternização (bar do local + som a definir)

Quando: 12 de março de 2009, a partir de 19h.
(a sessão começa as 20h)


Onde: Espaço Telezoom
(Rua Dias Ferreira, 78/301, Leblon)
www.telezoom.com.br

Quanto:
R$ 30, na entrada
R$ 15, para estudantes e pessoas que apresentarem o flyer promocional

Informações e Reservas:
cine.adapt@gmail.com
21 92744852

*** Sujeito a lotação (50 pessoas)


Em breve outras informações.